top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Amanda Zilio

Teste Respiratório de Hidrogênio Expirado

O teste respiratório de hidrogênio expirado é um exame que mede a quantidade de hidrogênio no ar que o paciente sopra em um aparelho, após ingerir uma solução de açúcar. O objetivo do teste é avaliar a capacidade do organismo de digerir e absorver determinados tipos de carboidratos, como a lactose, a frutose, a sacarose ou a lactulose. O teste também pode ser usado para diagnosticar o supercrescimento bacteriano no intestino delgado, uma condição em que há um excesso de bactérias nessa região, causando sintomas como gases, inchaço, diarreia e dor abdominal.


Como funciona o teste respiratório de hidrogênio expirado?


O teste respiratório de hidrogênio expirado se baseia no princípio de que as bactérias intestinais são capazes de fermentar os carboidratos que não são digeridos ou absorvidos pelo intestino delgado. Essa fermentação produz gases, entre eles o hidrogênio, que são absorvidos pela corrente sanguínea e eliminados pelos pulmões. Assim, a quantidade de hidrogênio no ar expirado reflete a quantidade de carboidrato que chegou ao intestino grosso sem ser aproveitado pelo organismo.


Normalmente, uma pequena quantidade de hidrogênio é produzida pelas bactérias do intestino grosso, sem causar problemas. Porém, quando há uma deficiência na digestão ou na absorção de algum carboidrato, como na intolerância à lactose ou à frutose, uma maior quantidade desse açúcar chega ao intestino grosso e é fermentada pelas bactérias, gerando um aumento significativo do hidrogênio na respiração. Da mesma forma, quando há um supercrescimento bacteriano no intestino delgado, as bactérias dessa região fermentam os carboidratos que ainda não foram digeridos ou absorvidos, produzindo mais hidrogênio do que o normal.


Para realizar o teste respiratório de hidrogênio expirado, o paciente deve estar em jejum por pelo menos 8 horas e deve evitar alguns alimentos e medicamentos que podem interferir no resultado do exame. O paciente recebe uma solução contendo o carboidrato a ser testado (lactose, frutose, sacarose ou lactulose) e deve soprar em um aparelho que mede a concentração de hidrogênio no ar expirado. Essa medida é feita antes da ingestão da solução e em intervalos regulares após a ingestão (geralmente a cada 15 ou 30 minutos), durante um período de 2 a 4 horas.


O resultado do teste é interpretado pela análise da curva do hidrogênio expirado ao longo do tempo. Se houver um aumento significativo do hidrogênio após a ingestão da solução, isso indica uma má digestão ou absorção do carboidrato testado ou um supercrescimento bacteriano no intestino delgado. Se não houver aumento do hidrogênio, isso indica uma digestão e absorção normais do carboidrato testado.


Quais são as indicações e as contraindicações do teste respiratório de hidrogênio expirado?


O teste respiratório de hidrogênio expirado é indicado para pessoas que apresentam sintomas gastrointestinais sugestivos de intolerância a algum carboidrato ou de supercrescimento bacteriano no intestino delgado. Alguns desses sintomas são:

  • Dor abdominal

  • Inchaço

  • Gases

  • Diarreia

  • Náuseas

  • Vômitos

O teste respiratório de hidrogênio expirado também pode ser usado para avaliar o tempo de trânsito intestinal, ou seja, o tempo que leva para o alimento percorrer todo o tubo digestivo. Para isso, utiliza-se a lactulose como substrato, pois ela não é digerida nem absorvida pelo organismo e serve como marcador da passagem do alimento pelo intestino.


O teste respiratório de hidrogênio expirado é contraindicado para pessoas que apresentam alguma das seguintes condições:

  • Gravidez

  • Infecção respiratória

  • Uso de antibióticos, probióticos ou laxantes nas duas semanas anteriores ao exame

  • Uso de medicamentos que alteram a motilidade intestinal, como antiespasmódicos, anticolinérgicos ou opioides

  • Tabagismo

  • Doenças pulmonares que dificultam a eliminação do hidrogênio


Quais são as vantagens e as desvantagens do teste respiratório de hidrogênio expirado?


O teste respiratório de hidrogênio expirado é um exame simples, não invasivo, seguro e de baixo custo para o diagnóstico de intolerâncias alimentares e de supercrescimento bacteriano no intestino delgado. O teste tem uma boa sensibilidade e especificidade para detectar essas condições e pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de internação ou sedação.





bottom of page